I Prêmio Nacional de Monografias em Segurança com Cidadania Professora Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza

Concurso promovido pelo Ministério da Justiça vai premiar monografias sobre segurança pública

O concurso faz parte da agenda de atividades que antecedem à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), e tem como propósito estimular a produção científica focada na área de segurança com cidadania. Podem participar estudantes de Graduação e Pós-Graduação (Stricto ou Lato Sensu) matriculados nos cursos regulares de instituições de Ensino Superior no Brasil; graduados e pós-graduados; gestores públicos e servidores dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça. Os interessados deverão inscrever seu trabalho, de autoria individual, em um das sete categorias do concurso que correspondem aos sete eixos temáticos que norteiam as discussões da 1ª Conseg:
• Eixo 1 – Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo;
• Eixo 2 – Financiamento e gestão da política pública de segurança;
• Eixo 3 – Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;
• Eixo 4 – Repressão qualificada da criminalidade;
• Eixo 5 – Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz;
• Eixo 6 – Diretrizes para o Sistema Penitenciário;
• Eixo 7 – Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimento Emergenciais e Acidentes.

Serão premiados sete trabalhos, ou seja o primeiro lugar de cada categoria. Serão avaliados critérios como objetividade, relevância da abordagem, fundamentação teórica e seqüência lógica de fatos e idéias. Os vencedores ganharão uma viagem para Bogotá, na Colômbia, com a finalidade de conhecer a experiência "Segurança Cidadã", elaborada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pelo governo colombiano.
As inscrições são gratuitas e os trabalhos deverão ser enviados até o dia 08 de junho de 2009, junto com a ficha de inscrição, dados biográficos e termo de cessão de direitos autorais. Os modelos destes documentos podem ser obtidos no site do Conseg, assim como o edital do concurso.

Maiores informações:
www.conseg.gov.br
projetosespeciais@conseg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas