Choque de ordem??

A nova gestão municipal ainda não completou uma semana e os cidadãos cariocas já puderam ter uma breve idéia do que vem pela frente. Em um arroubo que supera muitos factóides de nosso já saudoso alcaide, o novo prefeito começou sua administração com o sensacional (ou seria sensacionalista?) Choque de Ordem, e avisa que "as pessoas tem que aprender que não podem mais fazer o que querem no espaço público".

A mídia anuncia derrubada de prédios irregulares, recolhimento de moradores de rua, repressão ao comércio irregular, como se tudo fosse uma necessária faxina doméstica. Nada contra o administrador público tentar promover a ordem nesses espaços, mas cabem aqui algumas perguntas que não podemos deixar de fazer.Primeiramente, qual o conceito legal e ético de espaço público e quais os poderes do administrador sobre ele? Porque não divulgar que a demolição espetacular do prédio do Recreio foi resultado de um processo anterior a sua tão recente posse? Qual a formação, qualificação ou capacitação social dos agentes da empresa Guarda Municipal para atuar junto à população, mesmo que sejam indigentes ou ambulantes? Para onde serão encaminhadas essas pessoas e qual tipo de ação social consistente e duradoura será oferecida a elas para que possam retomar sua cidadania? Para onde vão os produtos dos "comerciantes irregulares"? Qual cidadão carioca, ao menos uma vez, já não assistiu a "partilha" destas mercadorias ali mesmo na rua sem qualquer pudor? Qual o projeto de geração de emprego e renda será lançado para que estas pessoas possam então levar o alimento para suas casas? De onde a prefeitura vai tirar dinheiro para promover uma mudança verdadeira na vida dos cariocas, especialmente os mais desvalidos, já que tanto alardeou o rombo deixado pela administração anterior? Porque a Ordem deve ser imposta de imediato em bairros tradicionalmente habitados pela elite carioca?

Muitas outras perguntas ainda ficam no ar? E nossas ruas esburacadas? Quem vai coibir os abusos das empresas de ônibus, que também causam grande desordem em todos os pontos da cidade? Tantas e tantas outras emergências em uma cidade tão cheia de desigualdades.

Sabem o que é mais irônico nisso tudo? Seu adversário no pleito foi constantemente acusado de elitista. Bem cidadãos cariocas, observai com atenção. Eis verdadeiramente a elite no poder!

Comentários

Postagens mais visitadas